O que a invencibilidade significa para mim?

Estar entre os melhores do mundo, em uma organização como o UFC já é um grande feito para muitos atletas. Mas, estar invicto no UFC, é um feito que deve ser ressaltado e lembrado.
Lidar com a derrota nem sempre é fácil seja na vida profissional e até mesmo na vida pessoal. Vejo muitos atletas que estão se tornando profissionais no mundo do MMA, e perseguem a invencibilidade. Mas, faço o meu alerta, para mim a invencibilidade é uma consequência de um caminho que venho percorrendo desde 2002. Ou seja, é um estado, e sei que pode não ser para sempre.
Mas, o que falar da derrota?
Muitos são os fatores que podem impactar o atleta em uma luta, cito alguns, treinos de alto rendimento, desgaste físico, estreia em evento, perda de peso, alimentação, viagem (na maioria das vezes), equipe, e principalmente família. A minha estreia não foi nada do que eu esperava. Caí de paraquedas no Japão para lutar contra ninguém menos do que Takanori Gomi, ex-campeão do Pride, o “Fireball Kid”, no Shooto – Treasure Hunt 7. O resultado? Derrota. Doeu, mas serviu para me mostrar que precisava treinar mais e mais. Depois disso, em meio a 6 vitórias, tive mais duas derrotas. O suor evita o sangue!
Sobre a minha jornada de vitórias, invicto há 11 anos.
Minha última derrota foi em uma luta no Japão. Cheguei a achar que o país não me favorecia muitos rs. Esta luta foi em 2009, contra Kazunori Yokota, em uma decisão dividida. De lá para cá, foram 12 vitórias e 1 empate, 8 delas no UFC. Enfrentei caras duros como Kevin Lee, Adriano Martins e Steve Ray.
E se a derrota vier?
A gente enfia ela no bolso! Volta para a academia e treina para voltar melhor. A derrota tem um gosto amargo, mas é uma excelente professora. A derrota faz parte do esporte, ou melhor da vida. Os exemplos que posso dar? Mike Tyson quando perdeu para Buster Douglas, o time de Hockey russo, de 1990, Tiger Woods, Time Olímpico de Basquete dos EUA e por aí vai. Atletas como Khabib Nurmagomedov e Floyd Mayweather Jr. são raros de se ver.
Uma dica? A invencibilidade é uma consequência natural de inúmeros fatores, mas pode não ser eterna. Osss